3 Motivos para você estudar a Teoria Musical
A teoria musical é essencial para o músico que deseja se destacar em sua carreira. É verdade que o seu estudo às vezes pode parecer chato ou maçante para muitos, mas entender e dominar esses fundamentos não é apenas um diferencial, mas uma necessidade para aqueles que almejam atingir um nível profissional.
Neste texto, abordaremos três razões fundamentais para investir no estudo da teoria musical e como ela pode transformar sua trajetória como músico. Se você está comprometido em se qualificar para ser um músico profissional e viver de música, continue lendo para descobrir como o conhecimento teórico pode acelerar seu progresso e aprimorar suas habilidades musicais.
Inspire-se nos motivos abaixo para superar qualquer resistência e abraçar o aprendizado da teoria musical, que isso certamente levará a sua musicalidade a um novo patamar.
#1. Ter domínio da linguagem musical
A música, em certo sentido, é uma linguagem e o estudo da teoria musical é o caminho mais curto para você dominar essa linguagem e, ao fazer isso, você pode, por exemplo, ser capaz de tocar músicas que você não conhece, através da leitura de cifras e partituras, expressar suas ideias musicais, ao escrever suas próprias composições ou arranjos, ou mesmo se comunicar com outros músicos de forma mais assertiva e profissional.
#2. Adquirir consciência musical
Ao estudar a teoria musical, você se aprofunda nos elementos da música e na sua estrutura, ou seja, você entende como a música funciona por dentro, e o resultado disso é que você adquire mais consciência musical e, consequentemente, mais musicalidade ao cantar, tocar, compor, ou qualquer que seja a sua atividade.
#3. Acelerar o desenvolvimento musical
Conhecer a teoria musical acelera o seu desenvolvimento e evita que você perca tempo aprendendo música somente de forma empírica ou intuitiva, você deixa de ser um refém do seu próprio ouvido e não precisa reinventar a roda, uma vez que você pode ter acesso a métodos de estudo e percorrer os mesmos caminhos que já foram trilhados por outros músicos, sem correr o risco de cometer erros desnecessários para atingir um nível profissional.
Se você gostou desse conteúdo e está um pouco mais motivado para estudar e se qualificar para ser um músico profissional e viver de música, então compartilhe esse artigo com aquele seu colega músico que acha que estudar a teoria musical é uma perda de tempo.
Tag:teoria musical